Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

  • Como fazer inscrição em disciplina?
    • Acesse o SIGA pelo portal da internet da UFRJ (intranet.ufrj.br).
    • No menu superior, aparecerá na esquerda a aba Serviços.
    • Passe o mouse sobre ela e abrirá um menu de opções.
    • Clique em: Inscrição  => Pedido de inscrição.

    Nota: Esse mesmo procedimento também deverá ser feito em caso de alteração ou trancamento de inscrições, conforme datas previstas no calendário acadêmico (disponível em https://peu.poli.ufrj.br/datas-importantes ou no site da PR2).

    • Na aba “TURMAS”, você encontrará várias opções para preenchimento.

    Não é necessário preencher todas, basta optar pelo item ‘Nome do Curso’ ‘igual a’ ‘Engenharia Urbana’ ou ‘Código de disciplina’ igual ao código da respectiva disciplina no site do PEU (https://peu.poli.ufrj.br/disciplinas).

    • Após preencher esses dados, clique em “Consultar“.
    • Quando aparecer a tela com a lista de disciplinas, marque no quadrado a(s) disciplina(s) desejada(s).
    • Clique em “adicionar à inscrição” (link localizado no canto superior direito).
    • Você será direcionado para uma nova tela, cuja a aba é chamada de “INSCRIÇÕES”.
    • Verifique se a(s) disciplina(s) escolhida(s) está(ão) correta(s);
    • Role a tela até o final da página e clique em “enviar”.
    • Repita esse procedimento para todas as disciplinas que deseja incluir na sua grade de estudos.
  • O que é o "SIGA"?

    SIGA é o Sistema de Gestão Acadêmica da UFRJ.

    Ele é utilizado para gerenciar a inscrição dos alunos nas turmas, para emissão de documentos, tais como boletins e históricos, dentre muitas outras funções acadêmicas.

  • Como faço para me cadastrar no SIGA?

    Para ter cadastro no SIGA são necessários, além do CPF:

    • número de matrícula (DRE) no Programa de Engenharia Urbana.
    • Email da Escola Politécnica (domínio @poli.ufrj.br).

    Atenção: Caso não tenha recebido ainda seu número de matrícula ou criado o email da POLI, entre em contato com a secretaria do curso (secretaria.peu@poli.ufrj.br).

    Seu DRE será enviado pela secretaria do curso após a entrega da documentação de matrícula. Em seguida, a secretaria enviará ao Setor de Tecnologia da Informação (STI,sti@poli.ufrj.br) da Escola Politécnica a autorização para o aluno criar o endereço de email.

    É preciso utilizar sua conta de e-mail POLI: “fulanodetal@poli.ufrj.br”, cadastrada no Setor de Tecnologia da Informação (STI) da Escola Politécnica

    De posse das informações acima, já é possível criar o seu login e senha na intranet da UFRJ no link “Cadastre-se aqui! do site intranet.ufrj.br, onde está localizado o SIGA.

    O seu DRE será solicitado no cadastro no item “Vínculo => Aluno UFRJ => DRE”.

    Após preencher todos os dados e ativar o cadastro, será possível acessar o SIGA por meio da intranet da UFRJ (intranet.ufrj.br). 

    No ícone “SIGA-Sistema Integrado de Gestão Acadêmica”, você terá acesso à inscrição em disciplinas, ao histórico e boletim escolar, certidão de matrícula ativa, currículo, dados pessoais, etc, através da aba “Serviços”, encontrada no canto superior esquerdo do SIGA.

  • Não consigo acessar o SIGA, pois está aparecendo uma mensagem de erro. O que fazer?

    Se a mensagem for de bloqueio da intranet, verifique se os seus bloqueadores de pop-ups e certificados estão desabilitados. Nestes casos, o problema é com a configuração de sua máquina, nada tem a ver com o SIGA. Procure auxílio com um técnico em informática.

    Caso apareça uma mensagem dizendo que o usuário não existe ou a senha está incorreta, entre em contato com a secretaria.

    Qualquer outra mensagem de erro: “Seu tempo de acesso expirou”, “Service Temporarily Unavaible”, “Máximo de conexões excedido”, aguarde e tente novamente em outro momento, pois o SIGA está com lotação esgotado ou em manutenção.

  • Como posso atualizar meus dados pessoais no SIGA?

    Faça o login no SIGA. Passe o cursor na aba “Serviços”, no canto superior esquerdo e logo aparecerão as opções de serviço. Clique na opção “Dados Pessoais”.

    Você poderá atualizar dados como: endereço, telefones, foto, etc.

    Aqueles dados que você não tiver acesso para alterar, procure a Secretaria do PEU com os documentos originais pertinentes.

  • Qual é o padrão da foto que devo cadastrar no SIGA?

    As recomendações da PR2 para a foto cadastrada no SIGA são: foto digital em proporção 3X4 (tamanho 30X40 ou 300X400). Evite escanear fotos antigas e mal conservadas. Inclua uma foto recente, colorida, com fundo totalmente branco, próximo da cabeça e do alto dos ombros de forma que o rosto ocupe 70 a 80% da foto, nítida e limpa, com boa resolução, sem marcas de carimbo. A foto deve mostrar o aluno olhando diretamente para a câmera, mostrar seu tom de pele natural, não ter brilho, nem contraste e nem sombras. Procure usar roupas discretas para ambos os sexos, sem estar sorrindo e sem óculos. O tamanho do arquivo da foto não poderá ultrapassar 100KB.

  • Depois que fiz a minha inscrição, entrei novamente para conferir e aparece a palavra "Indefinido" ao lado do nome da disciplina, deu problema?

    Não. Lembre-se que você está fazendo um “pedido de inscrição” que ainda será validado pelo Programa.

    Assim, aguarde o período de efetivação dos pedidos para verificar se todos os seus pedidos foram aceitos.

    A CRID é o único documento que comprova que você conseguiu se inscrever em determinada disciplina.

  • Como faço para "desistir” de uma disciplina ainda no período de inscrição?
    • Uma vez no SIGA, acesse Pedido de Inscrição.
    • Clique na aba “INSCRIÇÕES”.

    Aparecerá a tela com o nome da disciplina escolhida.

    • Marque com um ‘x’ (excluir) as disciplinas que deseja excluir.
    • Role a tela até o final da página e clique em “enviar”.

    Nota: Só é possível alterar pedidos de inscrição dentro do respectivo prazo definido pela PR2.

  • Perdi o período para me inscrever em disciplinas. O que fazer? Vou perder minha matrícula?

    Não. Após o período de inscrição em disciplinas previsto no calendário, existe um novo período para inscrições chamado “Período de Alteração de Inscrição em Disciplina”.

    Neste período, você poderá inserir novas disciplinas e/ou trancar disciplinas.

    Atenção: as alterações somente podem ser feitas nesta fase.

    Após esse período somente será possível trancar disciplinas.

  • Como faço para trancar uma disciplina?

    Dentro do período de “trancamento de pedido de inscrição”, conforme calendário do PEU (https://peu.poli.ufrj.br/datas-importantes), acesse o SIGA.

    • Clique na aba “Serviços“, localizada no alto, à esquerda, e abrirá um menu de opções.
    • Clique em Inscrição => Pedido de trancamento de inscrição.
    • Na aba “INSCRIÇÕES”, clique no quadradinho ao lado do nome da disciplina que você deseja trancar.
    • Role a tela até o final da página e clique em “enviar“.

    Nota: Uma vez excluída, não há mais como incluí-la.

  • Como faço para imprimir um comprovante das disciplinas que eu me inscrevi no período letivo?

    Após o período de efetivação dos pedidos de inscrição, alteração e trancamento de disciplinas, você poderá imprimir a “CRID-Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas”.

    Para visualizar a CRID, acesse Serviços=> Relatórios=> CRID.

    A CRID é um documento importante de comprovação de inscrição em disciplinas, portanto, guarde sempre sua CRID de cada período.

  • Como faço para obter uma declaração de que sou aluno do PEU?

    Depois de entrar o SIGA, acesse no canto superior-esquerdo: Serviços=> Relatórios=> Emissão de Certidões.

    Você poderá imprimir uma declaração oficial de que você é aluno com matrícula ATIVA no Programa de Engenharia Urbana.

    Essa declaração tem a mesma validade das declarações manuais.

  • Como faço para imprimir um Boletim ou um Histórico Escolar?

    Depois de entrar o SIGA, acesse no canto superior-esquerdo: Serviços=> Boletim/Histórico.

    No Boletim constam todas as suas notas tanto aprovações como reprovações.

    No Histórico constam apenas suas aprovações.

     

  • O período letivo terminou mas minhas notas ainda não estão no SIGA. O que fazer para obter minhas notas?

    Lembre-se que depois de terminado o período letivo, o professor tem um prazo para lançamento das notas no SIGA.

    Verifique no calendário acadêmico esse prazo e aguarde.

    Caso esse prazo já esteja ultrapassado, envie mensagem para a secretaria do programa (secretaria.peu@poli.ufrj.br).