Áreas de Concentração

O Programa de Engenharia Urbana possui uma única área de concentração - Engenharia Urbana, atuando com as seguintes linhas de pesquisa:

Planejamento e Gestão Territorial: Responsável pelos conceitos e fundamentos que auxiliam na formulação, implementação e gerenciamento das políticas urbanas, e na sustentabilidade das ações e intervenções propostas.

Sistemas Urbanos: Desenvolve e aplica os conhecimentos das engenharias setoriais no âmbito das cidades, apresenta o estado da técnica e elabora as ações para sua implementação nas condições específicas demandadas por cada sítio urbano.

Métodos e Técnicas: desenvolve e aplica instrumentos, metodologias e ferramental para monitoramento e prospecção de dados, baseados na experiência factual e na modelagem computacional. 


Professores por Linha de Pesquisa

Planejamento e Gestão Territorial: Angela Maria Gabriella Rossi e Gisele Silva Barbosa.

Sistemas Urbanos: Claudio Fernando Mahler, Elaine Garrido Vazquez, Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto, Giovani Manso Ávila, Iene Christe Figueiredo, Marcelo Gomes Miguez e Marcos Barreto de Mendonça.

Métodos e Técnicas: Armando Carlos de Pina Filho, Beatriz de Souza Leite Pires de Lima, Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto, Fernando Rodrigues Lima, Jorge Xavier da Silva, José Luis Menegotto, Júlio Cesar Boscher Torres, Orlando Alves dos Santos Junior, Roberto Machado Corrêa e Rosane Martins Alves.